- APRESENTAÇÃO -

O objetivo deste Blog é divulgar projetos, pesquisas, trabalhos, textos que abranjam o pensamento filosofal de diversas áreas e diversos pensadores, disponibilizando-os a quem assim quiser partilhar e precisar para suas próprias investigações e pesquisas. Grato a todos que me ajudaram: Professores, Tutores e Colegas.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CORRENTES DA PSICOLOGIA E PRINCIPAIS IDEIAS PARA A EDUCAÇÃO

Curso: Filosofia - 6º período
Módulo: Formação Docente
Professor: Paulo Bessa da Silva
Título: Psicologia da Educação - Fundamentos
Data: 05/10/2010
Objetivos: Apresentar as bases teóricas sobre as quais a Psicologia da Educação opera, atualmente.
Palavras-chave: Psicologia; educação; behaviorismo; psicanálise; cognição
Aluno: AGUSTAVO CAETANO DOS REIS
Matrícula: 161062.
Polo: Londrina – Paraná.
PEDIDO:
Após leitura, o estudante deverá montar uma tabela/resumo (modelo abaixo) com os nomes dos autores ou correntes da Psicologia apresentados no texto, com os conceitos mais importantes de sua teoria e sua contribuição para a Educação.

APRESENTAÇÃO:

A proposta é de realizar a leitura do texto do Guia de Estudos da Metodista: Psicologia da Educação - Fundamentos., páginas 75 a 81, elaborado pelo Prof. Doutor Paulo Bessa da Silva, após o mesmo, realizar a construção de gráfico para o Portfolio.

O material passeia por diversos autores e pesquisadores da Psicologia, produtores de pesquisas e trabalhos voltados à Educação, dentre os inspiradores dessa profícua atividade, encontram-se: John Broadus Watson, Edward Lee Thorndike, Ivan Petrovich Pavlov, mas os que estão atados ao texto são os abaixo assinalados.


AUTOR/CORRENTE PRINCIPAIS IDEIAS CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO




Burrhus Frederic Skinner, cuja corrente era o Behaviorismo. Behaviorismo ou “comportamentalismo”, só admite como científica a Psicologia que estuda o que é observável no ser humano ou nos animais: o comportamento.

Marca o início da Psicologia da Educação. Produziu a teoria de estímulos. Estímulos positivos (boas notas, por exemplo) refletem em respostas positivas em sala de aula – por parte do aluno. Ou estímulos negativos (avaliações depreciativas) gerariam um comportamento diverso.

Sigismund Schlomo Freud, corrente: Psicanálise. Freud é considerado o criador da Psicanálise. Para ele, os seres humanos são regulados pelo inconsciente, onde está a origem de nossos desejos, sociabilizações e lapsos. Sua contribuição para a Educação está na interação professor-aluno, em especial no processo de transferência dos desejos inconscientes, padrões de comportamento, sentimentos, mecanismos de defesa do ego, formação reativa, projeção, regressão, vistos na literatura psicanalítica.

Jean William Fritz Piaget, pertencia à corrente: do Desenvolvimento Cognitivo. Ao se alcançar um estágio de desenvolvimento, o indivíduo não regride, através da maturação biológica, determinante para o desenvolvimento, os fatores internos valem mais que os externos. Sua teoria pode ser aplicada ainda hoje nas escolas (em especial a partir da implementação das creches) usando as seguintes premissas orientativas:

Pensamento sensório-motor (do nascimento aos dois anos de idade);

Estágio pré-operacional (mais ou menos de um ano e meio aos cinco anos);

Estágio das operações concretas (dos cinco aos doze anos);

Pensamento hipotético-dedutivo (a partir dos doze anos).

Lev Semenovitch Vygotsky, corrente Psicologia sócio-histórica. O ser humano e seu mundo psíquico são construções históricas e sociais da humanidade, está diretamente ligada ao mundo matéria e as formas de vida que se constroem no curso da história, diferentemente de Piaget e de Skinner. É na aprendizagem que se possibilita a deflagração dos processos internos de desenvolvimento. Para Vygotsky, o processo educacional não depende de um educador, mas pode ocorrer pelos objetos, ambiente, cultura.

A amplitude do ensino se dá hoje através de diversos meios de informar: internete, TV drive, palestras, aulas externas, passeios, jogos e afins, que não seja necessariamente professor-aluno-sala de aula-quadro negro.

Assim exposto o gráfico, conclui-se a presente atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário