- APRESENTAÇÃO -

O objetivo deste Blog é divulgar projetos, pesquisas, trabalhos, textos que abranjam o pensamento filosofal de diversas áreas e diversos pensadores, disponibilizando-os a quem assim quiser partilhar e precisar para suas próprias investigações e pesquisas. Grato a todos que me ajudaram: Professores, Tutores e Colegas.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

RELAÇÕES DO ESTADO COM A ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

Curso: Filosofia . 6º período

Módulo: Formação docente

Tema: Políticas e Gestão Educacionais

Título: Políticas Educacionais

Data: 21/09/2010

Prof: Dr. Roger Marchesini de Quadros Souza

Aluno: AGUSTAVO CAETANO DOS REIS – 161062.

Polo: Londrina – Paraná.

AULA ATIVIDADE.

PEDIDO:

Avaliar as relações do Estado com a elaboração de políticas públicas educacionais.

APRESENTAÇÃO:

Em princípio, precisamos nos recordar de que o Estado e Políticas Públicas são indissociáveis. Emanam de um conjunto de instituições denominado Estado, que é organizado político, social e juridicamente e é dirigido por um Governo com soberania reconhecida. O Estado atual está vinculado a transformações ocorridas na história, o Estado surge na direção de coordenar e ordenar os grupos. Mas passa transformações com o fito de alcançar o ideal de perfeição social como um todo e a política emanada do Estado em função da educação não deixa de ser um quesito capital nessa gestão.

Com uma gama de projetos emanados de pensadores importantes da comunidade nacional (e internacional) o Governo procura driblar as necessidades capitalistas com as urgências internas que não sejam imediatamente lucrativas. Infelizmente a cultura ou educação não recebe a atenção necessária em função disso mesmo. Mas, como ressalta a Professora Pereira, “[...] identifica-se, nas expressões destacadas dos projetos, a preocupação com a formação de um coletivo escolar de modo que este construa alternativas efetivas para o desenvolvimento de um projeto pedagógico que atenda às necessidades da formação para a cidadania”. Portanto, por mais que critiquemos a forma como é tratada a nossa educação, ela busca, mesmo que através de caminhos tortuosos, via Estado, que é nosso representante soberano, encontrar a vereda ideal para a formação do cidadão de bem.

REFERÊNCIAS.

SOUZA, Roger Marchesini de Quadros. Módulo formação docente. Políticas e Gestão Educacionais. Notas da tele aula. Polo da Metodista em Londrina-PR. 21 set 2010.

PEREIRA; Sueli Menezes. Avaliação e políticas públicas em educação. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362008000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 29 set 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário