UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Curso: Filosofia . 6º período
Módulo: Formação Docente
Unidade: Psicologia da Educação . Temas de Pesquisa
Data: 19 de outubro de 2010
Prof: Paulo Bessa da Silva
Alunos:
RICARDO LUIS DO PRADO – 163325
VANDERLEI DOS SANTOS AMORIM – 161080
RODRIGO FONTOURA MASSI – 161094
AGUSTAVO CAETANO DOS REIS – 161062
Polo-Londrina-Paraná.
AULA ATIVIDADE: PEDIDO =
A partir da leitura do texto. Psicologia da Educação - Temas de Pesquisa., páginas 83 a 86 do Guia de Estudos, discutam em grupos de, no máximo, 05 componentes, as questões a seguir.
1. O que significa aprender, atualmente, em geral e o que significa aprender filosofia, em
particular? Apresentem suas críticas aos sentidos tradicionais de aprendizagem.
Em se tratando de aprender, podemos dizer que é: uma capacidade de realizar alguma coisa que não era feita anteriormente e apresentar comportamentos que não eram mostrados antes. O intuito de aprender, não se dá apenas de modo institucional, como escolas, religiões, ou universidades, alem de que, no nosso mundo atual os instrumentos de comunicação em massa que são importantes fontes de adquirir conhecimento, colaboram para a educação dos sujeitos, sem deixar de ressaltar a importância da família e as religiões. Realizar essa tarefa é de suma importância quando o sujeito é respeitado em sua identidade histórica e cultural. A autonomia de cada pessoa no processo de aprendizagem se faz necessária para o crescimento pessoal, despertar a criticidade, deixar de ver o mundo de forma ingênua, pensamos que a Filosofia é de fundamental importância se tornando uma ferramenta curricular de extrema necessidade no âmbito escolar disponível ao docente em relação ao discente exatamente pelos pontos acima expostos.
2. As motivações dos estudantes para a participação em atividades educacionais podem ser as
mesmas que as dos professores? Estudar para quê? Justifiquem suas respostas.
As motivações em relação às atividades educacionais podem ser de caráter individual. Cada sujeito pode ser instigado por uma matéria em particular devido as suas diferenças históricas. Estudantes e professores, cada qual, possuem processos pessoais diferentes em suas vidas, e isso contribui para os surgimentos de variados modos, gostos e interesses nas atividades educacionais. Mas por outro lado, muitas vezes a falta de interesse pode ser causada pela precariedade encontrada nos educadores que não despertam nos alunos o interesse necessário de espanto com o mundo que lhe é apresentado; isso pode ocorrer devido ao fato de que o próprio educador muitas vezes não tem esse potencial eis que lhe falta capacidade, talvez em sua formação ou em seu perfil.
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