- APRESENTAÇÃO -

O objetivo deste Blog é divulgar projetos, pesquisas, trabalhos, textos que abranjam o pensamento filosofal de diversas áreas e diversos pensadores, disponibilizando-os a quem assim quiser partilhar e precisar para suas próprias investigações e pesquisas. Grato a todos que me ajudaram: Professores, Tutores e Colegas.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O HOMEM, O DEUS DE SI; MESMO EM SI MESMO; PARA SI MESMO.

Título por RICARDO LUIS DO PRADO - terça, 9 novembro 2010, 20:37


Pergunta-problema como direção: qual a importância do ateísmo antropológico para o pensamento de Ludwig Feuerbach? Descreva a teoria e justifique sua resposta.
Segundo o pensamento de Feuerbach, a religião em geral, carrega um pensamento infantil em relação ao conceito de ser humano. Ou seja, tudo o que é atribuído a Deus pela teologia, nada mais é do que um construto do próprio homem que se depara com a sua realidade conhecendo a si mesmo e atribuindo, o mesmo, à um ser supremo, sua essência de homem e negando sua historicidade. O ateísmo antropológico de Feuerbach vem de contra esta teologia construtiva ou construída pela infantilidade humana de negação pessoal, que nega a autonomia do sujeito em relação a sua vida e desenvolvimento e construção histórica. Convida o homem, a antropologia feuerbachiana, à assumir sua vida sem precisar de um Deus ou um ser supremo para obedecer –lhe prestando – um culto que na verdade, tal culto, segundo o autor, pertence ao próprio homem, pois os méritos antropológicos são humanos. O homem medida, segundo o autor, precisa ser assumida em sua totalidade rejeitando um pensamento infantil à respeito de sua essência.



RICARDO LUIS DO PRADO – 163325

RODRIGO FONTOURA MASSI – 161094

AGUSTAVO CAETANO DOS REIS – 161062

VANDERLEI DOS SANTOS AMORIM – 161080

LETÍCIA REGINA DOS SANTOS RODRIGUES – 161072

Nenhum comentário:

Postar um comentário